sábado, dezembro 29, 2007

Aventura Sertaneja

Cheguei hoje cedo da minha aventura sertaneja.
Confesso que no primeiro momento arrependi-me de ter aceitado o convite de realizar este pequeno treinamento, mas... quem tá na chuva é pra se molhar... antes do dia 28 não pensava assim.
Bem, embarcamos no ônibus da Progresso, Eu e André, rumo à Serra Talhada, sertão de Pernambuco, terra do Xaxado e do Inocêncio Oliveira, hehhe.
A nossa viagem foi cansativa, visto que eu estava sem dormir por conta da farra no dia anterior no Quintal do Lima (show de Lula Côrtes) e por conta do André que, tenso com a viagem não conseguia dormir. Tive de fazer companhia a ele, afinal era a nossa primeira viagem juntos a trabalho.
Estávamos com dois notebooks nas malas e resolvemos, durante o sacolejo do ônibus, revisar o treinamento. Foram sete horas de longa estrada, subindo, subindo ...
A paisagem ía mudando de acordo com o avanço do ônibus sentido sertão. Não sabíamos, mas o ônibus era "pinga-pinga", paramos em todas as cidades, exceto Pesqueira.
É impressionante a geografia de nossa região. Passamos das chuvas, do mato verde e bonito, do frio cortante de belo Jardim e Arcoverde ao calor do sertão. Do mato verdinho ao chão seco e esturricado, bois e vacas mortos na beira da estrada? ixi ! vi uns cinco! urubus sobrevoando a carniça... tive pena da nossa terra seca.

"Segue o seco sem sacar que o caminho é
sacar que o espinho é
sacar que seco é o Ser
sacar que algum espinho seco
a água que sacar será um tiro seco
E secará o seu destino seca..."

Paramos num restaurante e lanchonete em Arcoverde para ir ao banheiro, jantar e esticar as pernas, pois o ônibus tinha o seu destino para São Luiz do Maranhão. Tava mais frio do lado de fora do que dentro do ônibus.
André desceu pra fumar um cigarro e eu pra comer comida do interior: cuzcuz com galinha guisada, delícia !!!! depois café com leite e "bip bip", o ônibus chama para voltarmos a estrada.
Continuamos nossa trajatória, eu caindo de sono e André agoniado.
Chegamos em Serra Talhada por volta de 9:30h da noite, depois de uma viagem de sete horas, visto que saímos às 14:30 do TIP.
Na Rodoviária estavam a nossa espera o casal de médicos, amigos da família do André que nos hospedou. Parentes do Inocêncio, nos hospedamos numa bela casa, confortabilíssima e assim que abri a porta do carro fui maravilhosamente recepcionada por "Giorgio Armani" o cocker spaniel da família. Me dei muito bem com ele, corremos, brincamos e ele é um cachorro safado que mal eu descia do meu quarto ele se deitava no chão todo estatalado esperando meus cafunés, um verdadeiro sem vergonha.
Fiquei muito bem instalada numa suíte na pequena mansão e passei melhor ainda no que se refere a alimentação: leite da fazenda, queijo da fazenda, sucos das fruteiras da própria casa... enfim... Na noite em que chegamos, depois do jantar, ficamos todos conversando à beira da piscina, pois o sertão é quente.
Vale salientar que no sertão só escurece depois das 18:30h, quase 19:00h horas.
Onze horas nos recolhemos, pois as seis estaríamos de pé para o treinamento.
06:30h da manhã, André me acorda: levanta que é hoje o dia !
Tomei um belo café da manhã e fomos trabalhar. Lá ministrei uma parte do treinamento aos professores do Projeto no qual estamos trabalhando e tudo correu muito bem. O almoço junto com eles foi excelente e terminamos nosso trabalho às cinco da tarde. Voltamos pra casa e lá, enquanto os anfitriões não chegavam dos seus consultórios (ela é Pediatra, ele é Toco-Ginecologista), eu fiquei comendo pitanga, siriguela e acerola do pé, as pinhas estavam verdosas e correndo no jardim com Armani.
Resolvemos retornar na sexta, pois coisa difícil é transporte para retornar ao Recife. André pegou um ônibus logo cedo e foi pra Alagoinha, onde vai se unir à família da noiva e eu fiquei mais um pouco em Serra pois o meu ônibus só partiria à meia-noite.
Dr. Antônio e Dra.Flora me levaram então para o Bar do Raimundo, pra comer um peixe seco.
Amigos, vocês não sabem o que é comer uma tilápia bem preparada no Bar do Raimundo: Dos Deuses !!!! ainda mais com as bohemias geladas que dividi com o Dr. Antônio. Conheci neste bar que é frequentado pela nata da política alguns dos personagens da política da região e escutei outras conversas sobre as próximas eleições... fingi que não ouvi nada.
Depois dessa farrinha, o casal me deixou na rodoviária e peguei meu destino de volta pra casa.
Tive mais sorte do que André neste aspecto. A certa hora da madrugada, ele me envia uma mensagem dizendo que estava no meio da estrada com o pneu do ônibus furado ! e eu num ônibus leito de dois andares, muito bem acomodada, hehehe.
A viagem de volta foi boa, deitada na minha poltrona individual, olhando passar na minha janela a madrugada do sertão com a lua minguando as estrelas brilhando. Dormi com essa imagem me ninando.
Todo esse romantismo sertanejo caiu por terra com o ronco do passageiro que dormia na poltrona à minha frente. Dei uns chutes, mas de nada adiantou. Me engurujei na minha poltrona e fui dormir com o balanço do ônibus no primeiro andar.
Cheguei ao Recife às 05:15h da manhã, com duas valises e um queijo da fazenda que ganhei de presente.
Não aguentei ser pirangueira e ao invés de pegar o metrô, peguei um táxi direto pra casa, estava exausta !
Minha gorda me esperava, cada vez mais grávida e minha caminha de solteiro, simplesinha me deu boas vindas !!!
Enfim, em casa !!!!!!!!
Me desfiz de tudo, me aninhei à minha Tucha e fui dormir com o sentimento da aventura e do dever cumpridos !

Nenhum comentário: