quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Bar Central de todos nós ...

Acabei de chegar do Central...
Gente descolada de sempre, cerveja gelada e hoje tava com fome, acabei comendo um falafel.
O dia de hoje foi meio punk.
Entre faxina, luthier pra ajustar cordas do piano que chegou do restauro, Tucha no cio e o barulho do celular da diarista tocando música estridente, quase me tranco no quarto do meu avô e esqueço o mundo.
Mas, não pude.
Aproveitei para aprender um pouco mais do instrumento base da música.
Gente, a mecânica de um piano é muito complexa, vocês não sabem.
Primeiro que corda de piano você não compra na Rua da Concórdia, só no luthier mesmo.
E olha que o acordoamento (tá certo esse termo?) é duplo e as cordas são enroladas por um motorzinho para que elas seja denominadas cordas, mesmo. Putz !
E é tão baratinho ... as cordas graves, que são mais grossas, pela bagatela de R$ 200,00.
Uma pechincha !
O piano que chegou aqui na verdade não é de meu avô. O do meu avô foi herdado por minha Tia Queridinha e foi restaurado também, está no 3 andar do Ap dela em Boa Viagem.
Esse daqui é um piano alemão do século passado - 1918 - com uma engrenagem que não se faz mais nos pianos atuais. Ou seja, o cepo é enorme, os pedais são acionados por catracas e afinação vai demorar a chegar, mas anda tenho dois ajustes de cordas a fazer pra poder afinar.
Ele é bonito, tem o móvel trabalho e era ainda daqueles que tinham castiçais para colocar velas. Mas os castiçais foram retirados. Não sei quem foi o ignorante, animal que cometeu esse crime, mas tudo bem. Quando o adquirimos ele já estava assim.
Tirando o cepo, todo o resto do instrumento é original, inclusive as cordas.
Moooorrraaammmmm, cordas de 1918 !!!!!
Imaginem quem em 1918 pode ter tocado este piano ?
Fantástica é a linha do tempo ...
Agora ele está bonitão, sofreu hoje o primeiro aperto nas cordas para elas se ajustarem ao novo cepo. Espero que tudo dê certo. O luthier quebrou uma corda, levou-a para enrolar a nova e depois eu vou ficar com ela de lembrança.
Me empolguei em reaprender. Tenho que usar o piano todos os dias.
Daqui a 15 dias ele vem de novo fazer novo ajuste. É que nem aparelho de dente, hehehe
Minha casa ficou mais bonita com ele! estava faltando essa peça !
Vou encher o saco do Cara de Bunda pra ver se ele me ajuda nas primeiras lições. Tenho de reaprender tudo, tudinho ... escalas e blá, blá, blá ...
Com essa mão curta que eu tenho, não sei se vou conseguir alguma coisa, mas vou tentar.

Um comentário:

Kazahn disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.