sexta-feira, agosto 06, 2010

Você já ouviu alguma vez falar de livre-arbítrio?

Livre-arbítrio quer dizer livre escolha, livre opção.   Em todas as situações da vida, sempre temos duas ou mais possibilidades para escolher.   E cada momento a vida nos exige decisão.  Sempre teremos que optar entre uma ou outra atitude.
 
Desde que abrimos os olhos, pela manhã, estamos optando entre uma atitude ou outra. Ao ouvir o despertador, podemos escolher entre abrir a boca para lamentar por não ser nosso dia de folga ou para agradecer a Deus por mais um dia de oportunidades, no corpo físico.
Quando alguém lhe ofende, você pode escolher por revidar, calar-se ou oferecer o tratamento oposto.  A decisão sempre é sua.  O que vale ressaltar é que todas as ações terão uma reação correspondente, como conseqüência.  E essa ação é de nossa total responsabilidade.
Tudo na vida está sujeito à lei de causa e efeito: para uma ação positiva, um efeito positivo; para uma ação infeliz, o resultado correspondente.   As drogas são  o  exemplo  mais concreto disto. Dizes o que fazes,  com quem andas e aonde vais, que te direi quem és.

Suas  escolhas  e os resultados colhidos lhe pertencem.    Colhemos e semeamos o que plantamos e  nós estamos semeando e colhendo o tempo todo.  Se semeamos sementes de flores, colheremos flores; se semearmos  ervas daninhas, colheremos ervas daninhas. Não há outra saída.

Mas o que importa mesmo é saber que a opção é nossa. Somos livres para escolher, antes de semear, afinal é como dizia o filósofo René Descartes: Penso, Logo Existo.   A bronca é que nos dias de hoje, nem tudo que pensamos deveríamos colocar em prática, principalmente se estivermos fraco espiritualmente naquele momento.

A hora do prazer momentâneo será o reflexo das conseqüências futuras, boas ou más (dependerá das ações praticadas por nós).  Os atos impensados do  dia de hoje trará os resultados dos dias de amanhã.  É assim que vamos construindo a nossa felicidade ou a nossa descida para o precipício, de acordo com a nossa livre escolha, com o nosso livre-arbítrio.  

Pense nisso !!!

Nenhum comentário: