segunda-feira, junho 23, 2008

Do Amor - Stendhal - 1820

O Nascimento do Amor

A admiração;
Falamo-nos: Que prazer dar-lhe beijos, recebê-los !
A esperança;
O Amor nasce:
Amar é ter prazer em ver, tocar, sentir através de todos os sentidos, e tão perto quanto possível, o ser amável e que nos ama.
Dá prazer adornar com mil perfeições o ser de cujo o amor se está certo. Esse fenômeno vem da natureza que nos comanda ter prazer e envia-nos o sangue ao cérebro, do sentimento de que os prazeres aumentam com as perfeições do ser amado e também da idéia: Ela(ele) é minha(meu).
Nasce a dúvida:
O amante chega a duvidar da felicidade que se prometia.
Mas, começam as confirmações:
Ela(e) me ama !
Mas, será que ela(e) me ama?
O amante sente vivamente: Ela(e) me daria prazeres que só ela(e) no mundo pode me dar.

Basta um mínimo grau de esperança para provocar o nascimento do amor.

Stendhal, romancista francês do século XIX
Na minha humana opinião, nada mudou entre os seres de amor.

Nenhum comentário: