sábado, junho 23, 2007

São João Baptista


Acabei de chegar do São João literalmente.

Hoje emendei do trabalho, fui deixar três rolos de filme para revelar (ainda sou das antigas, minha câmera é analógica), peruei um pouco no salão de beleza, comi uma massa supimpa no Spoleto com um vinhosinho tinto e depois o tradicionalíssimo café no Chocolate.

Estou ficando muitíssimo mal acostumada, pois de novo ganhei um café especial das meninas, DELICIOSO ! diga-se de passagem.

Lá acabamos encontrando e conhecendo pessoas novas e depois fui pagar o meu pendura no Serginho (Casa da Moeda) como não podemos entrar e sair sem consumir, Eu e a Márcia tomamos umas duas bohemias e depois rumo ao São João.

Bem, lá fomos nós, quatro mulheres para Olinda.

Paramos na Bodega do Véio e depois fomos ver a procissão de São João na ladeira do Amparo, em frente a Igreja de São João.

Tudo muito simples, tudo muito bonito, tudo muito Pernambuco.

Acompanhamos toda a procissão, desde a concentração, a saída do andor com o santo, as crianças e a batucada de côco de roda e umbigada.

Lá estava Eu, subindo e descendo as ladeiras de Olinda dançando Côco e Umbigada, do Amparo até o bairro de Amaro Branco, ou seja, cruzamos toda a cidade de Olinda de uma ponta a outra, cantando as loas de côco e dançando, acho que tenho que tomar um dorflex. Amanhã não sei qual será meu estado.

Voltamos pela Sé, paramos para as meninas comerem tapioca e lá vamos nós, rebolando pra descer a ladeira da misericórdia, uma da manhã, as almas e nós quatro.

De novo andando pelas ruas de Olinda no deserto. No meio do caminho, na ida, encontramos Xirumba na Pitombeira e Zé Mário Austragésilo numa pequena vernisage de sua esposa em uma das galerias de arte espalhadas.

Eu simplismente adorei estar no meio do povo, escutando aqueles tambores quase batendo colado com o meu coração e os chocalhos ao meus ouvidos e as mulheres cantando loas e dançando comigo.

Choveu na chegada do andor até o Amaro, todos nós espremidos debaixo de uma tenda e dançando e cantando ...

O melhor, eu só tomei água mineral !!!!!

Pedi coisas a São João ...

Olhando pra ele naquele andor todo enfeitado de rosas brancas e vermelhas, eu pedi que me trouxesse felicidade, amor no coração, paz, proteção, dias alegres, amigos bons e que meu coração se abra para o amor recíproco, para a troca, para que eu veja o quanto ainda posso ser feliz e que Eu enxergue que o mundo tem uma dimensão infinita de possibilidades e coisas a viver.

São João, dancei pra você e adorei estar com as raízes da minha terra !!!

VIVA SÃO JOÃO, VIVA, VIVA !!!!!!

Nenhum comentário: