quarta-feira, julho 18, 2007

Brincar de Pensar

A arte de pensar sem riscos. Não fossem os caminhos de emoção a que leva o pensamento, pensar já teria sido catalogado como um dos modos de se divertir. Não se convidam amigos para o jogo por causa da cerimônia que se tem em pensar. O melhor modo é convidar apenas para uma visita, e, como quem não quer nada, pensa-se junto, no disfarçado das palavras.
Isso, enquanto jogo leve. Pois para pensar fundo - que é o grau máximo do hobby - é preciso estar sozinho. Porque entregar-se a pensar é uma grande emoção.

Além do mais exige-se muito de quem nos assiste pensar: que tenha um coração grande, amor, carinho, e a experiência de também se ter dado ao pensar. Exige-se tanto de quem ouve as palavras e os silêncios - como se exigiria para sentir. Não, não é verdade.

Para sentir exige-se mais.

Clarice Lispector

Tenho lido Clarice com constância. Identifico-me com sua maneira coloquial de mostrar ao leitor a sua intensidade e sua existência tão comum, tão igual ao de tanta gente.
Às vezes parece que até fui eu quem escrevi aquilo.
Nos últimos tempos voltei ao meu turbilhão. Que muitas vezes pode se transformar num pequeno furacão e aí começa o meu pequeno inferno interno e os conflitos.
Ai Meu Deus !!!! haja cérebro e coração.
Meu desejo é viver na simplicidade feliz, mas, acho que não dá. Elocubro sobre tudo, como a criança na fase dos por quês.

Nenhum comentário: