segunda-feira, março 24, 2014

E a fase dos 40...

40 anos...
Muitas mudanças e como sempre sendo sentidas de forma muito instantânea e à flor da pele.
Mudanças fisiológicas, das emoções, novas formas de pensar.
Satisfação com algumas coisas e desejo ainda de outras, afinal, não morremos, trata-se apenas de um nova fase da vida.
Quando paro em minha casa num fim de semana qualquer sem muitas atividades e compromissos, começo a refletir sobre essa tal de maturidade.
O corpo humano é espetacular. Milimetricamente elaborado com um temporizador que vai startando as ações que o amadurecimento tem de realizar.
Rugas novas, pele mais ressecada, redução da libido em algumas mulheres, em outras aumento, atitudes mais seguras, menos subservientes, escolhas mais conscientes e necessidade de um alto grau de independência, seja ela financeira, emocional ou as duas coisas juntas.
Dependendo da cultura em que foi educada e da religião na qual congrega, mulheres de 40 são bem versáteis, pois, por dentro, somos todas iguais à revelia de educação, religião, cultura ou país.
Temos o mesmo aparelho reprodutor que vai envelhecendo mais rápido do que o dos homens, começamos a entrar na famosa pré - menopausa com seus fogachos e distúrbios hormonais.
Não são sei como funciona a androgenia, mas os hormônios fazem um verdadeiro rebuliço no corpo de qualquer mulher que já tenha procriado ou não.
Pois é...
40 anos.
Meu avô dizia o seguinte: "Minha neta, presta atenção em sua mão. Quando você nasce, é o dedo polegar ou o mindinho, então você vai crescendo e vivendo até chegar ao dedo médio que é o auge - 50 anos.  A partir daí você começa a descer e a decrescer, envelhecer e voltar, muitas vezes ao estado de criança, só que velhinho. Pense nisto e viva intensamente a sua vida antes de chegar ao dedo médio."
Meu avô era um sábio. Ele tinha razão.
Desejo a minha maturidade com tranquilidade, com certezas e com realizações.

Nenhum comentário: