quinta-feira, janeiro 06, 2011

Bye, bye Rio...

Pra se despedir de mim, o Rio acordou com sol. O dia está lindo.
Andando pelas ruas, observei, como é do meu feitio, as pessoas na rua, os costumes, o sotaque extremamente arrastado. E ainda falam que o nordestino fala cantando... o que digo eu deste sotaque com mais letras do que a própria palavra...
Bem, cada qual com seu cada seu.
Aqui no Rio existe uma superpopulação de cães. Pelo menos em Copacabana.
Cada um mais lindo que o outro, dá vontade de parar em todos eles e pedir ao dono para afagar, mas, o carioca é muito sizudo. Anda olhando pra cima, só dá boa tarde se a gente toma a iniciativa de cumprimentar.
É engraçado assistir a TV aqui no Rio, todas as imagens que passam nas novelas estão pertinho da gente, às vezes, é só olhar a janela daqui de onde estou e já vejo um tradicional cartão postal: a orla de Copacabana.
Aqui, além do horário de verão, o dia escurece mais tarde. Quer ver? agora, nesta hora em que estou blogando já são 19:00h e sol está quase a pino, como se aí em Recife fosse umas 16:00h. No período de férias, isto é bem legal.
O que acho legal aqui no Rio é a arquitetura dos edifícios. Art Nuveau. Fachadas londrinas (é o que me vem a mente quando as vejo), apartamentos aparentemente pequenos ou até antiquados e por dentro, tudo novo em folha, moderno. Este misto me agrada.
Fui numa lojinha de artigos do Rio e lá, conversando com as vendedoras, elas acharam lindo o meu chinelo do Santinha! isto mesmo, eu levei ao Rio o meu chinelo da torcida Coral Net Girl. Fiz sucesso. No outro dia fui lá para gastar e aí elas mangaram de mim (no bom sentido) por conta do meu sotaque pernambucano e perguntaram logo pela minha mãe que no dia anterior tinha ido comigo a loja: "Cade Mainha", eu ri.
Deixei uma boa quantia lá e elas sairam todas me bajulando. Até um gringo italiano que por acaso entrou na loja me serviu de modelo para comprar uma camisa masculina.
Mas, o atendimento aqui é precário. Não gostei. Não falo das meninas da loja Rio, mas do péssimo atendimento no Barra Shopping. Talvez porque tenham percebido nosso sotaque nordestino. Preconceito estraga tanta coisa... sei que voltarei ao Rio e talvez volte ao Barra Shopping, mas nas lojas onde fui mal atendida não mais...
E como é de meu feitio e também do comum de todos vou falar mal do que eu não gostei, pois quando os viajantes vem a minha terra também sabem falar mal...
O Rio é a cidade maravilhosa, mas tem tanto defeito... igual a qualquer outra metrópole.
No geral, viajar é sempre muito bom e vir como eu vim, é melhor ainda. Com todo o conforto proporcionado pelo meu Tio. Excelente hospedagem, sem preocupações com refeição ou arrumação, pouco gasto a não ser com os presentes.
Volto cansadinha, mas, contente por ter aproveitado esta oportunidade.
Já já eu chego no meu cafofo da Rua do Sossego.

Nenhum comentário: