sábado, janeiro 06, 2007


O que é que eu penso do amor ?
Em suma não penso nada.
Bem que gostaria de saber o que é, mas estando do lado de dentro, eu o vejo em existência, não em essência.
O que quero conhecer (o amor) é exatamente a matéria que uso para falar (o discurso amoroso).
A reflexão me é certamente permitida, mas como essa reflexão é logo incluída na sucessão de imagens, ela não se torna nunca reflexividade: excluído da lógica, não posso pretender pensar bem.
Do mesmo modo, mesmo que eu discorresse sobre o amor durante um ano, só poderia esperar pegar o conceito "pelo rabo": por flashes, fórmulas, surpresas de expressão, dispersos pelo grande escoamento do Imaginário; estou no mau lugar do amor, que é o seu lugar iluminado:

"O lugar mais sombrio, diz um provérbio chinês, é sempre embaixo da lâmpada."


Reik

Nenhum comentário: