sexta-feira, novembro 08, 2013

Hipocrisia.

Vivemos num mundo moderno.
Hoje em dia tudo é moderno: os veículos, as formas de vestir, os costumes, os meios de comunicação, os padrões de ensino, a medicina, a arte, a música...
E, infelizmente, também os modos de tratamento e o respeito de uns para com os outros também está bem moderno.
Quando assisto a bons filmes que retratam fielmente épocas passadas, nem muito distantes, observo o modo como as pessoas tratam-se até nas horas das brigas e dos desrespeitos. Até as ofensas eram educadas.
Hoje com a "moderna" educação as pessoas perderam ou desaprenderam ou até nem aprenderam o significado das palavras e falam aos cotovelos sem nem saber o que dizem e se o que dizem está em consonância com o sentimento que estão vivenciando no momento. Chega a ser impressionante.
Descubro, então, que nos dias de hoje as palavras também entram na moda além das gírias da vez.
"tá de boa..."
Vamos ver...
Recentemente uma amiga relatou naquele programa moderníssimo chamado de rede social, que eu apelido de nova forma de relacionamento, pois a maioria das pessoas se conhece, namora e casa através dele: o facebook!
Pois bem.
Uma amiga "postou" em seu face que está indignada com as pessoas próximas, ditas amigas, pois por um incômodo ou qualquer discussão usam logo o substantivo feminino "hipócrita".
Oras, segundo o Dicionário Houaiss;
Hipócrita quer dizer:
s.f. Particularidade ou modos do que é hipócrita; falsidade. 
Ação ou efeito de fingir; esconder os sentimentos mais sinceros; inventar ou dissimular.
Característica daquilo que não é honesto: a hipocrisia do discurso. 
Hábito que se baseia na demonstração de uma virtude ou de um sentimento inexistente.
(Etm. do grego: hypokrisía.as)
Que também é sinônimo de:aleivosiadeslealdadefalsidadefarsafingimento,imposturaperfídiatraição e tredice
Então vamos lá, o uso dos termos mal empregados nos dias de hoje está cada vez mais constante. Isto remete faticamente a uma imensa pobreza de vocabulário, de pessoas que realmente não sabem concatenar seus sentimentos com as suas palavras. Ah... podem e devem existir diversas interpretações para tanta falta de uso correto dos substantivos e adjetivos de nossa língua...
Cabe àqueles que sabem o que significa ser um hipócrita, tentar compreender o que o indivíduo quis dizer com... "este mundo é mesmo hipócrita, fulano é um hipócrita, esta ou aquela instituição é hipócrita e etc., etc., etc..
Qual é o contexto, não é verdade?  será que ele também não será hipócrita?

Um comentário:

Anônimo disse...

essa minha amiga é demais!!
bjs Adriana