quinta-feira, outubro 18, 2012

Continhos ...

Hoje recebi uma visita ilustre: Damiana.
Damiana trabalhou na casa dos meus avós como doméstica.
Na verdade, quase todas as irmãs de Damiana trabalharam na casa dos meus avós.
Ela é irmã de mais 20 irmãos. Todos do mesmo pai e mãe.
Tereza, sua mãe, morreu de bócio quando eu ainda era pequena. Não a conheci.
Quando a minha avó era primeira dama de Vitória de Santo Antão, lá pelos idos da década de 50, ela presidia a LBA e ajudava as mães carentes a terem os seus bebês.
Tereza de tantos filhos que teve, 21, sempre se inscrevia para ter a ajuda.
E assim passaram por nossa família: Zefinha, Das Dores, Brasilina, Xôxa, Amara, Conceição ... e algumas outras as quais eu não conheci porquê ainda não era nascida.
Damiana, vulgo Xôxa, teve uma irmã gêmea que faleceu: Cosma. Hoje Damiana tem 72 anos e muita saúde.
Mora em Vitória de Santo Antão no bairro do Caju.
Depois que ela foi embora, ficamos conversando, eu e minha mãe e falamos também da vida dura que teve a minha avó quando era criança.
Meu bisavô era alcoólatra e surrava ela quando estava bêbado. Obrigava aos filhos homens que ainda eram crianças a ir, de madrugada, comprar cachaça no Sapo. O Sapo era o baixo meretrício de Vitória, a zona.
Se os garotos não fossem, ele os surrava também.
Tempos difíceis.
E fico pensando... porquê da minha intolerância ao alcoolismo. Um bisavô, um irmão...
Deus sabe o que faz comigo.

Nenhum comentário: