quinta-feira, novembro 16, 2006


00:15h AM ...

Hoje, quero dizer, ontem, foi feriado aqui em Recife, acordei tarde, como de costume e fui tomar café com a minha mãe e o meu Tio que mora no Rio de Janeiro e está passando uma temporada aqui no Recife pesquisando todo o material deixado por meu avô, que era Historiador. Ele, o meu Tio, pretende escrever um livro sobre a vida do meu avô a ser lançado ano que vem - 2007 - ano do seu centenário.

Acabei por ajudá-lo em algumas atividades e nas minhas "viagens" pelo mundo de história do meu avô, encontrei coisas fascinantes !

Acho que puxei a ele, gosto de antiguidades. Achei nas suas estantes abarrotadas de livros antigos (seculares, até) dois episcópios pequenos, um episcópio grande e um projetor de slides. Bem, os episcópios devem datar da década de 40 ou até mais antigos, o projetor acredito eu, década de 70 (mais novinho). Fora isso, achei slides da família na década de 60, quando eu nem pensava em chegar a esta encarnação...

Coloquei Madeleine Peyroux, Billie Holiday e João Gilberto só pra me inspirar, sentei-me na minha poltrona azul que fica no terraço e comecei a catalogar os slides ... o dia estava todo propício ... pancadinhas de chuva, as flores do meu avô estavam alegres no jardim pelo "banhinho" inesperado, mas parecia que ele, "meu Vô", como eu o chamava, estava ao meu lado, analisando comigo slide por slide. Recusei uma boa saída para estar entre as coisas antigas do meu avô... hoje não fiz melhor programa do que este.

Depois de catalogar os slides, limpei todos os quatro equipamentos. Os episcópios são poloneses e o projetor de slides alemão. Todos em bom estado. Mas, mesmo assim, vamos receber um especialista em cinema para nos orientar quanto a usabilidade, conservação e reparos. Quero, em breve, fazer uma jam session do Professor Aragão bem na sala de jantar de sua casa, para relembramos os maravilhosos momentos em que, quando éramos crianças, aprendíamos sobre história do Brasil, conhecíamos o mundo e também assistíamos às historinhas dos irmãos Green e as fábulas de La Fountaine, através desses equipamentos que até ontem estavam esquecidos no porão.

Descobri fotos antigas, livros datados de 1883, outros traduzidos por Monteiro Lobato de 1935 e ainda gramáticas antigas, livros que contam a história de Pernambuco, enfim ...material raro, os objetos de estudo do meu avô.

Foi um dia agradável, mergulhada no passado da minha família quando eu ainda nem existia. É curioso ... fico imaginando os meus antepassados através das fotos seculares, me vi em muitas mulheres da minha família, feições da minha trisavó, parece mentira ... mas posso provar, tenho as fotos dessas beldades !!!!

Dentre os milhões de projetos que tenho em minha cabeça, um deles é me capacitar em restauração e conservação de obras antigas.

Agora, vou voltar ao presente, deitar-me e ler um pouco antes de ser fatalmente atingida por Morpheu.

Nenhum comentário: