quinta-feira, março 04, 2010

Jardim

Tenho em minha casa um pequeno canteiro de flores e plantas. Quando meus avós eram vivos, este jardim era bem mais bonito.
As papoulas cresceram demais e a bougainvillea também.
Vovó Maria não gostaria de ver o jardim dela desta maneira, tão desarrumado.
Consegui um bom jardineiro e hoje ele veio cuidar do jardinzinho de meus avós.
Está ficando bonito.
A vida é assim. A gente acumula coisas, deixa outras irem nos acompanhando, algumas ervas daninhas crescendo, alguns invasores se instalando e demoramos a nos "assear" das impurezas ou dos obstáculos que limitam a nossa visão e o nosso bem-estar, até que, como num estalo, aquele incômodo se torna de algma forma tão insuportável que chega no nosso limite e vamos podando aqui e acolá. Cortando raízes, trocando de plantas, semeando novas flores e árvores, revolvendo a terra que estava compactada pelo efeito das chuvas e do sol, revitalizando com nova terra nutritiva... enfim.
Estou aqui no gabinete de Vovô, abro o janelão e olho plantas sorrindo, menos sufocadas, aproveitando melhor o calor do dia e os ventos da noite.
As borboletas amarelas e o beija-flor que me visitam todos os dias vão gostar da "reforma".
Talvez até eu ganhe um jasmineiro perfumado, conselho de um amigo querido para exalar ao fim das tardes o perfume de sua flor.
Mais luz, mais ar, mais espaço e novas flores!

Nenhum comentário: