segunda-feira, agosto 11, 2008

Centro do Recife no Sábado de manhã !

11:00h - Praça Dezessete.
Estamos em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição - Congregação Mariana. Nesta Praça existe, além da Igreja a Estátua da India - Mãe das Águas. Este pedaço do Recife data de 1689.

12:00h - Mercado de São José
Chegamos ao Mercado pela Rua da Praia.
Datado de 1895, está cheio de coisas bonitas a ver e comprar: artesanato, utilidades, alimentos. Ervas e raízes são outro ponto forte do mercado.
E as pessoas ? Me parece que todas são do interior.
Parei num dos quiosques externos e tomei um caldo de cana depois de feito comprinhas no Mercado. Tudo muito sujo, mas dizem que esse é o "tempero" da coisa.

13:34h - Rua de Santa Rita, Rua Direita, Rua das Calçadas
Lá vamos nós andar pelas ruas, pelos becos, sempre muito apertados, cheios de gente com muitas sacolas e crianças nos braços.
Um cheiro misto de roupas novas de um lado nas bancadas e do outro as comidas excessivamente gordurosas.
Andamos a comprar bugingangas. Passeamos por belíssimas igrejas seculares: Igreja de São Félix, de Santa Rita, Dos Homens Pardos... ruelas, becos, ruas estreitas de paralelepípedos antigos e gastos pelos pés do povo.
Esse é o meu Recife, de cheiros e cores, de gente simples e calorosa !

15:11h - Shopping Tacaruna
Agora Eu sou elite ! Estou aqui no Shopping Tacaruna. Vim almoçar e fazer mais compras. Aproveitei e visitei a exposição de carros antigos.
Quanta contradição !!!
Mas, tenho o previlégio de poder estar "lá e lô". Agradeço pelos meus olhos e pelo saber aproveitar o que a natureza me deu !

Nenhum comentário: